terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Renan, O Barão!

Lutador mostra todo o seu potencial, e se consolida como campeão dos Peso-galo no UFC.


Renan Barão já pode se dizer um legítimo campeão do UFC. Isso por que muitos especialistas e lutadores defendem a ideia de que um campeão só é um "campeão de verdade" depois de defender seu cinturão. Após se tornar campeão interino da categoria, devido à uma lesão do então campeão Dominick Cruz, enfrentando e ganhado do bom lutador americano Urijah Faber. Com a confirmação do afastamento de Dominick Cruz por um grande período de tempo devido a gravidade de suas lesões, Barão foi "promovido" a campeão do UFC e teve a chance de fazer sua primeira defesa de cinturão, no UFC 169.
Renan Barão imtimida seu adversário na pesagem para sua
primeira defesa de cinturão.
Levando em consideração a primeira luta entre Barão e Urijah Faber, a lógica apontava para outra vitória do lutador brasileiro, e não deu outra. Com uma atuação incrível, Renan Barão não deu chances para o "California Kid" no combate. Barão começou e manteve um ritmo alucinante para cima de seu oponente, sem dar nenhum tipo de chance, tanto de reação, quanto de recuperação para Faber. O brasileiro manteve-se focado o tempo inteiro, analisando seu adversário, como um leão analisa sua presa, e até prevendo as ações do americano na luta. Tanto que na primeira investida de Faber para derrubar Barão e levar a luta para o chão, o lutador potiguar não deu brechas para que o golpe fosse aplicado, e continuou com o combate em pé.

Faber foi castigado na "blitz" imposta por Barão.
Após isso Renan começou a mostrar sua força e demonstrar que seu boxe estava afiado, e entre alguns socos, ele também encaixava uns chutes para tentar surpreender o rival. E com um "diretaço" no queixo de Urijah, o brasileiro conseguiu a primeira desestabilização no oponente, que claramente acusava o golpe, e que golpe!
Ao ver a fragilidade do americano naquele momento, que mesmo depois do direto no queixo se levantou, Barão aproveitou a situação para "infernizar" Urijah com outro golpe certeiro que deixou o americano mais zonzo do que o primeiro soco.

Comemoração merecida ao final da luta!
Com duas "patadas em sua conta", o California Kid não aguentou a pressão e foi ao chão, apenas esperando o campeão partir pra cima dele e acabar com a luta. Como um bom "anfitrião", Barão não deixou seu convidado esperando, e encaixou uma sequência avassaladora de socos, enquanto Faber tentava adiar o inevitável nocaute técnico que estava por vir, e ele veio. Ainda no primeiro round dos cinco previstos, o árbitro da luta, Herb Dean, encerrou o combate e consagrou de vez o lutador potiguar como campeão do UFC. Mas a decisão de Dean não agradou Faber e sua equipe, que contestaram a decisão, afirmando que o lutador ainda tinha condições de continuar lutando. Uma doce ilusão dos americanos...

Com a incrível exibição, Renan se consolidou de uma vez como um dos melhores lutadores da organização de Dana White, recebendo inúmeros elogios do chefe após a luta. Na nova atualização do Ranking "Peso por Peso" do UFC, que classifica os melhores lutadores de todas as categorias, Barão subiu 2 colocações, e agora é o 4º colocado, apenas atrás dos outros campeões, Jon Jones, José Aldo e Cain Velasquez, que possuem um tempo maior de UFC que o brasileiro. 

Na visão de quem escreve, Renan Barão tem uma grande chance de no futuro, ganhar o título de melhor lutador brasileiro, conseguindo feitos que chegam perto dos feitos de Anderson Silva, Royce Gracie e até mesmo de José Aldo, maiores campeões que o país já teve no MMA. Com sua humildade e dedicação nos treinos, Barão vai longe no mundo da luta, acumulando mais e mais apreciadores do seu jeito impressionante de lutar.
Renan, o Barão do UFC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário