sexta-feira, 28 de março de 2014

Cadê o "Pôjeto"???

De técnico Top a incógnita de resultados. 

O que está acontecendo com Vanderlei Luxemburgo?


Vanderlei Luxemburgo por muitos anos foi considerado por muitos entendedores do futebol como o melhor técnico do Brasil, principalmente após a boa campanha que fez com o Bragantino em 1988, seu primeiro trabalho como um "técnico de verdade", onde ele teve a liberdade de montar sua própria comissão técnica. Com o time do interior de São Paulo, Luxemburgo se sagrou campeão da série B do Campeonato Brasileiro de 1989, e no ano seguinte foi campeão paulista com o time de Bragança.
Luxa no Bragantino: seu primeiro
trabalho de destaque.
Depois disso, a carreira do "professor" partiu em ascensão e em 1993 ele começou a parte mais vitoriosa que alcançou como treinador de futebol, até aquele momento. Pelo Palmeiras, Luxa foi o responsável por gerir o projeto da "Nova Academia", financiado pela Parmalat, que levou grandes títulos para o Palestra, o tirando de uma "fila" de 17 anos. Durante os dois anos que ficou à frente do Palmeiras, 1993 e 1994, Vanderlei faturou o Paulistão de 93, junto com o Brasileirão do mesmo ano. Em 1994 repetiu as comemorações do ano anterior com o Bicampeonato paulista e o Bicampeonato brasileiro. A partir daí, surgiu a fama de vencedor do técnico. 
Tanto que o técnico passou por 3 dos 4 grandes times de São Paulo. Santos, Corinthians e o próprio Palmeiras, guardam um lugar especial para as taças que Luxemburgo levou para suas respectivas salas de troféus.
No Palmeira, o técnico teve um de seus melhores na carreira.

Com seu retrospecto, foi convidado por Ricardo Teixeira para assumir o comando técnico da Seleção Brasileira em 1998, após um clamor nacional pela contratação do técnico para ser o substituto de Zagallo. Mas o treinador não conseguiu se sair bem pela seleção, como tinha sido nos clubes que havia passado antes, mesmo sendo campeão da Copa América de 1998 e do Pré-Olímpico de 2000. A derrota nas Olimpíadas de 2001, apagou os títulos anteriores pela seleção e custou o cargo do "professor". Após Luxa, deixar a CBF, Felipão assumiu sua posição, e o resto da história vocês já sabem...

Em 2003, Vanderlei Luxemburgo executou seu melhor e maior trabalho, levou o desacreditado Cruzeiro à uma inédita Tríplice Coroa. Campeão Mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileirão, em sua nova fórmula de disputa por pontos corridos. Ficou marcado como o time dos 100 pontos e dos 100 gols, 102 apenas no Brasileirão, pra ser mais preciso. Um time que jogava por música, e essa música era conduzida por Alex, que alcançou o seu auge jogando por um time brasileiro. No ano seguinte, voltou ao Santos pra levar seu segundo Brasileiro seguido.

Luxemburgo em um jogo da Champions League, 
Em 2005 o técnico teve sua melhor oportunidade como técnico, sendo contratado pelo todo poderoso Real Madri, que ainda contava com seu elenco galático, com jogadores como Zidane, Ronaldo, Beckham, Roberto Carlos, e do recém chegado Robinho, que havia trabalhado com o treinador no Santos no ano anterior. Porém sua passagem pela equipe espanhola não foi como ele imaginava, e um racha de vestiário, fez com que o Real terminasse a temporada com um desempenho razoável, o que era inaceitável devido ao investimento e as peças que compunham o elenco Blanco.
O fracasso no Real pareceu ter afetado Luxemburgo de algum modo, e seus grandes trabalhos "terminaram" ali.

Com o poder que teve no Real Madri, Luxa deve ter ficado mal acostumado, e em todos os times que passou depois que voltou da Espanha quis montar grandes "esquadrões", cheios de nomes consagrados no futebol. Mas nem sempre isso foi sinônimo de resultados, e exemplos não faltam para o técnico, explicando essa lógica. Palmeiras, Atlético Mineiro, Flamengo e Grêmio fizeram altíssimos investimentos a pedido do "professor", com a promessa de títulos importantes, mas no fim, ficaram apenas com o prejuízo. E um prejuízo grande.

No Atlético Mineiro em 2010, o treinador até conseguiu ganhar o Campeonato Mineiro, mas após isso fracassou no brasileiro e na Copa do Brasil, deixando o Galo em situação delicada no torneio nacional, o que foi o determinante para sua saída do comando do time. No mesmo ano chegou ao Flamengo em sua 3ª passagem pelo rubro negro, mas só conseguiu estabilizar seu trabalho no começo de 2011, já que seu objetivo era tirar do time o risco de ser rebaixado. 
Em 2011 Ronaldinho Gaúcho chegou ao Flamengo com status de salvador da pátria, mas a liberdade que o mesmo ganhou, deu a entender que o atleta "mandava" no clube, afetando claramente seu comportamento no time. Além de Ronaldinho, chegaram ao clube, à pedido de Luxa, o meia Thiago Neves e o atacante Deivid, que mesmo com renome não conseguiram mostrar resultado. Os problemas com Ronaldinho foram aumentando, e o extra campo do jogador começou a afetar diretamente o elenco, e consequentemente Luxemburgo, e após acusações públicas entre técnico e jogador, a diretoria do Flamengo decidiu por manter o jogador e mandar o treinador embora.

Luxa orienta o time, com André Santos ao fundo. Mais um "pôjeto" do
treinador que não deu resultados ou títulos.
Assim Luxa foi contratado pelo Grêmio para a disputa do Campeonato Brasileiro de 2012. Consegui um bom desempenho em seu primeiro ano e foi vice-campeão brasileiro, classificando o time para a Libertadores do ano que viria. Com a libertadores, veio um novo "pôjeto" do técnico, e não foi um projeto pequeno, pelo contrário, foi um projeto grande, que até hoje deixa marcas no Tricolor Gaúcho. Luxemburgo trouxe um verdadeiro time de "estrelas" para o Sul, como o lateral esquerdo André Santos que deixou o Arsenal, o atacante Eduardo Vargas vindo do Napoli, além do também atacante Hernán Barcos, que deixou o Palmeiras em uma transação polêmica. O experiente goleiro Dida também desembarcou em Porto Alegre pra jogar com Luxa, além de já ter no elenco nomes como Marcelo Moreno, Zé Roberto e Kléber.
Com esse "novo time", o Grêmio acabou ficando com a maior folha salarial do Brasil, somando jogadores e comissão técnica, incluindo o altíssimo salário que era pago à Vanderlei.
O Grêmio não avançou muito naquela libertadores, e acabou sendo eliminado por um time com dimensões muito menores comparado com o Tricolor, em termos de investimento e tamanho. Após isso, mais uma demissão em seu currículo, e um prejuízo de 9 milhões de reais deixados nos cofres do Imortal.

Luxa não treina uma equipe desde que deixou o Fluminense no final de 2013, o maior tempo que ele fica sem clube na carreira, depois que ele cresceu profissionalmente. E não há indícios de que o treinador volte tão rapidamente ao mercado de trabalho do futebol, devido à uma série de fatores que se tornaram marca em seus trabalhos de 2010 para cá, como investimentos pesados em jogadores e falta de resultados. Além de o treinador pedir um dos maiores salários dos técnicos brasileiros, atingindo um patamar de treinadores europeus em rendimentos ao final do ano.

Luxemburgo ainda adota em seu esquema de trabalho, o mesmo perfil técnico de quando começou a treinar, enquanto o mundo da bola muda constantemente em sua frente. Sempre quando questionado sobre isso, o treinador se irrita e diz que sempre procura se inovar taticamente, o que lhe contradiz, pois o que podemos observar em seus times é um esquema tático e uma formação já manjada, muito previsível e facilmente desmontada pelos seus adversários. Muitos técnico brasileiros, dão um tempo em suas carreiras para participarem de cursos de formação de técnicos na Europa, centro das inovações futebolísticas, e voltam com novos ideais e nova propostas para seus futuros trabalhos. Talvez essa fosse uma boa alternativa para Luxemburgo dar uma nova guinada em seus trabalhos e retomar sua glória passada de títulos.
Talvez seja a hora de o treinador fazer uma "reciclagem" de técnicos, como muitos
de seu companheiros de profissão já fizeram...

Que Luxemburgo é um grande técnico, não há dúvidas, mas parece que o treinador se acomodou enquanto as coisas mudavam, mas com um pouco de esforço por parte dele em se atualizar e estudar as tendências do futebol, ele pode voltar ao seu patamar de "Top" rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário