segunda-feira, 24 de março de 2014

Novo Clássico, Velhas Polêmicas...

Assim como no primeiro turno, o clássico entre Real e Barça foi marcado por erros de arbitragem.




Um jogo entre Real Madrid e Barcelona por si só, já é cercado de "tensões". Sejam elas políticas ou mesmo esportivas mas no jogo deste domingo no estádio Santiago Bernabéu, o árbitro Alberto Undiano Mallenco colocou mais "pimenta" na partida que se encerrou com uma vitória do Barça por 4x3.
Messi, mesmo sem uma atuação "nível Messi",  foi o homem do jogo com 3 gols.
Após cometer erros no jogo do 1º turno do campeonato, Mallenco foi escalado novamente para apitar a partida. E antes mesmo da bola rolar, uma imensa pressão já rondava o árbitro espanhol, que recebia cobranças e acusações, tanto por parte do Madrilenhos, quanto dos Catalães. E a bola ainda nem havia rolado de verdade.

Em campo, até os 15 minutos iniciais o que se via era um Real Madri com vontade, dominando o Barça em seu campo de defesa, sufocando sua saída de bola, usando contra seu rival uma tática que o mesmo adora aplicar nos outros times, a marcação sob pressão. Deu certo por um tempo, a intensidade do Madri desconsertou o time da Catalunha que demorou mais do que o normal para se acerta em campo, mas após um rápido contra-ataque, Messi rolou uma bola primorosa pra Iniesta marcar seu primeiro gol no estádio do Real.
No entanto outro argentino seria crucial para o jogo, só que pelo lado merengue. Angél Di Maria infernizou o lado direito de defesa do Barcelona, caindo sempre pelas costas de Dani Alves, que encontrava muitas dificuldades para parar o meia-atacante do Real. Resultado: duas assistências para Karim Benzema, que poderiam se tornar 3, se não fosse pelo zagueiro Piqué e sua intervenção crucial em cima da linha, salvando os azuis grená. Virada merengue, e o principal problema do Barça evidenciado novamente, seu sistema defensivo.

A vantagem da equipe comanda por Carlo Ancelotti durou pouco, e após uma tabela meio sem querer com Neymar, depois do bate rebate dentro da área, a bola sobrou novamente na canhota de Messi, que se livrou da marcação e chutou no canto direito de Diego Lopes, que não teve reação para impedir o empate do Barça. 2x2 e um jogo aberto, que se acalmou até o final do primeiro tempo. E lá se foram os dois times para o vestiário carregando um empate que não seria bom para nenhum deles.

O "Pênalti" em Cristiano Ronaldo
Esse foi o jogo até começarem os erros de Undiano Mallenco. A partir daí o rumo da partida foi completamente diferente. Já no segundo tempo, em um dos pouco lances em que apareceu, Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo, tentou uma arrancada em direção ao gol e acabou travado por Daniel Alves, 10 centímetros antes da linha da grande área. Falta fora da área. Mas a arbitragem principal marcou pênalti, que o próprio CR7 converteu. Sua última aparição importante na partida.


A expulsão de Ramos: o momento chave da partida.
Com a desvantagem no placar, o Barça tinha que buscar o resultado para não ficar muito atrás na disputa pelo título espanhol, e prontamente se pôs ao ataque. Messi, mais uma vez deu um passe com "as mãos" e achou Neymar, que vinha muito apagado no jogo, entre os defensores "Blancos". O brasileiro dominou já adiantando a bola para o gol, e foi tocado por trás pelo lateral Sérgio Ramos. Pênalti para o Barça e expulsão do lateral. Era tudo o que o Barça precisava, uma chance claríssima de gol, e de quebra, um jogador a menos no outro time. Messi cobrou e converteu o penal, marcando assim o segundo dos 3 gols que faria. Com um jogador a menos, Ancelotti foi obrigado a sacar Benzema para completar novamente sua zaga, priorizando a velocidade no ataque, com Cristiano Ronaldo por uma ponta, e Bale por outra.

10 em campo e precisando buscar o resultado, deixou o Real muito exposto, e em outro contra-ataque, a bola passou da direita pra esquerda, até chegar em Iniesta que avançou na área até ser "imprensado" por Xabi Alonso e Carvajal.
Pênalti para o Barça. O 3º do jogo, e o único "verdadeiramente" pênalti.
Messi na bola e gol. 4x3. No fim, o Real ainda tentou partir pro tudo ou nada, mas sem resultado, já que as entradas de Isco e Morata não interferiram em nada nos minutos finais do jogo.
Outro pênalti, mas dessa vez ele aconteceu!
Esse clássico tinha tudo para ser um grande jogo, e o resultado final foi de um grande jogo, mas não foi isso que pudemos presenciar em campo. Um clássico confuso, tumultuado, longe do brilho de outros jogos passados entre esses dois times. Não é todo dia que se vê um jogo com 3 pênaltis, e também não é todo dia que temos tantos erros em uma única partida, principalmente nos países filiados à Uefa. No clássico espanhol, presenciamos uma "arbitragem brasileira".
Alheio as polêmicas, quem se beneficiou da vitória do Barça, foi o Atlético de Madri, que agora lidera a Liga Espanhola, empatado em pontos com o Real, porém na vantagem pelo confronto direto, e 1 ponto a frente do Barça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário