sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Balanço da Copa (Parte 1)


Sudeste: Todos os times do Rio mandaram muito mal nessa primeira rodada de oitavas de final da Copa do Brasil. O Flamengo praticamente deu adeus a competição perdendo de 3x0 para o Coricoxa. É até entendível essa opção, porque querendo ou não o time ainda não está tão bem classificado para poder jogar as duas competições, o que é uma pena, pois um time com a renda do flamengo e principalmente a torcida que é uma coisa impressionante não pode alternar de campeão da Copa do Brasil para briga contra o rebaixamento.


Do lado cruz-maltino também pode-se dizer que foi um resultado ruim, pois empatar dentro de casa com gols em uma competição onde o gol fora de casa conta dobrado nunca será legal, por assim dizer. Com um futebol bem fraco apresentado pelas equipes o empate foi um resultado “justo”, muito mais para o ABC logicamente.



O caso do Botafogo é um pouco parecido com o do Flamengo. Um pouco porque o Flamengo não está apresentando problemas de atraso de salário, como o Botafogo vem fazendo quase sempre nas últimas temporadas. É claro que não se pode tirar o mérito do Vozão que jogou bem e mereceu o resultado fora de casa, assim como fez contra o internacional dentro do Beira Rio.
 O Cruzeiro deu uma bela sorte no cruzamento das equipes, pegando possivelmente a equipe mais fraca e limitada tecnicamente da competição, e como possui um elenco superior jogava em casa com o apoio da torcida, não fez corpo mole em momento nenhum, muito plo contrário, demonstrou grande respeito a equipe do Santa Rita, aplicando uma goleada de 5x0. O Cruzeiro também anotou o seu gol Mil dentro do Mineirão, sem dúvida o time celeste está fazendo história nesses ultimos dois anos.


Muito provável que na próxima partida Marcelo oliveira poupe alguns titulares, pois a classificação está praticamente encaminhada. É claro que não é bom fazer previsões nem nada, pois o América

de Natal mostrou como o futebol realmente é, eliminado o Fluminense depois de perder de 3x0 na Arena das Dunas.
O Atlético Mineiro também conseguiu um bom resultado contra o Palmeiras, ganhando de 1x0 no Pacaembu. Foi uma vitória muito justa para o time mineiro, pois dominou a partida na maioria do tempo.

E quem diria que o grande goleiro da noite seria o arqueiro palmeirense, que vinha acumulando seguidas falhas nas últimas 3 partidas. Se não fosse por Fábio o placar de 1x0 poderia ser muito, mais muito mais elástico. Tardelli perdeu gols que normalmente não perde, e Jô está numa fase bem complicada. Não marcou um golzinho se quer nas últimas 15 partidas pelo clube alvinegro. A fase de Jô está difícil, no entanto todos sabem que as oscilações acontecem, então será apenas uma questão de tempo para Jô voltar a marcar.  


Quem diria que o Bragantino jogando “fora de casa”, pois a torcida predominante era corintiana sairia com a vitória na Arena Pantanal. Um jogo para os padrões de “Manomenezianos” bem movimentado. Mais uma vez o Corinthians jogou de forma bem monótona e fez com que o Bragantino se setisse a vontade para fazer o gol. É um tema recorrente nas discussões de todos os programas futebolísticos, mas é uma coisa que não tem como entender: 
O elenco do Corinthians é superior a vários outros elencos de Série A, mas apresenta um futebol ridículo dentro de campo. Não faz pressão ao adversário, sequer lança a bola na área como nos velhos tempos do nosso futebol. Mano Menezes tem que ficar de olho, porque desse jeito nem a Fiel torcida aguentará muito tempo a prática desse futebol medíocre.

O Santos, ahhh o Santos. Como foi polêmico o final do jogo entre Grêmio x Santos. Com clareza todos puderam ver que houve a injuria racial contra o arqueiro santista, Aranha. Todo o jogo que por si só já foi cercado de polêmicas por causa da arbitragem ainda teve esse maldito incidente racial, totalmente desnecessário, diga-se de passagem.  Um pouco de senso comum aqui, mas em pleno Séc. XXI isso é completamente inaceitável. Apesar da clara evolução do povo brasileiro em vários aspectos, o racismo ainda é um fator triste que existe sim, e até hoje de forma preocupante. 



É claro que a Europa e os EUA também tem os casos de racismo, porém dessa vez quero olhar só para o nosso próprio quintal.

O jogo foi excelente, várias chances, erros de arbitragem que influenciaram no placar final, Felipão expulso e gol de David Braz.


No jogo de volta que acontecerá na Vila Belmiro provavelmente, espero que este problema de cores não aconteça, aliás espero que isso nunca aconteça mais dentro das quatro linhas, nas arquibancadas, bastidores, enfim todos os meios onde o futebol se manifesta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário