segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Cairo Santos: O Brasil no Futebol Americano

Felipe Rocha e Bruno Silveira




Cairo Santos, de 21 anos, é o primeiro brasileiro a atuar em uma temporada regular no Futebol Americano.

 O chutador, ou Kicker, como se diz no esporte, nasceu em São Paulo e está nos Estados Unidos desde 2007, onde começou sua jornada e se tornou profissional.


Cairo foi para os Estados Unidos com o objetivo de jogar o futebol de campo, não planejava se tornar jogador profissional de Futebol Americano. A oportunidade surgiu a partir do convite de um amigo dos tempos de escola. Cairo foi chamado para jogar uma partida de Futebol Americano, nada sério, e por incrível que pareça o técnico da escola, ao ver Cairo Santos chutando a bola oval, se surpreendeu com uma combinação da força natural com o já conhecido dom brasileira para chutar uma bola. Isto aconteceu em 2007.

Em 2012 Cairo ganhou uma bolsa de estudos da Faculdade de Tulane, localizada em Nova Orleans. Ele foi convidado pela Faculdade para integrar o time universitário do esporte norte americano.  Esse ano foi muito especial para o jogador, que passou a ser reconhecido como uma promessa de sucesso na National Football League (NFL), a grande liga profissional de Futebol Americano. Cairo acertou 21 dos 21 chutes à que foi submetido quando estava na faculdade, um aproveitamento máximo, e assim ele ganhou o prêmio Lou Groza Award de 2012, que só é dado ao melhor kicker da temporada. Ele ainda acertou um chute de 57 jardas, aproximadamente 52 metros, um recorde para a Faculdade e também para o jogador.



O chute ou Field Goal possui o valor de três pontos na partida, e é muito importante que o Kicker titular da equipe tenha um bom aproveitamento para levar o time à vitória quando for necessário.
Em 2013 Cairo teve de lidar com a morte do pai, e isso fez com que sua produção caísse consideravelmente. Ele acertou apenas 16 chutes dos 23 necessários durante a temporada. Porém isso não fez com que os times desistissem de sua contratação, uma vez que ele ainda é jovem, e tem um futuro promissor.
O brasileiro foi contratado pelo Kansas City Chiefs este ano (2014) como um jogador livre (Free Agent, como é conhecido nos E.U.A). A partir dos treinos de pré-temporada Cairo Santos foi escolhido como Kicker oficial do time, e desde então vêm atuando com a camisa do Kansas City Chiefs. Durante a temporada o Kicker acertou um chute e errou o outro. Um dos grandes problemas é que o chute que ele errou foi de 33 metros, um fato ruim, pois na NFL essa distância é considerada fácil para um Kicker, como se fosse uma distância padrão.

Cairo Santos já executou 4 chutes na NFL, acertou 2 e errou 2. Um aproveitamento de 50%. É fato que a cobrança na Liga Profissional é muito maior do nos tempos em que atuava na Universidade, e Cairo deve ter um aproveitamento bem melhor se quiser continuar atuando na NFL.
Isso acontecerá com o passar do tempo, pois Cairo Santos ainda está em seu primeiro ano na Liga Profissional e tem muito que aprender.

Cairo Santos é mais um brasileiro a atuar oficialmente nos esportes Norte Americanos. A audiência do esporte subiu consideravelmente com o brasileiro dentro de campo, desde o ano passado. Em 2010 foram 2 milhões de pessoas em potencial, e em 2013 o público foi de 3,5 milhões de pessoas., segundo a Folha de São Paulo.



Os brasileiros estão entrando de vez nos esportes americanos, e o que há alguns anos atrás parecia ser uma coisa distante, hoje é uma realidade. Até mesmo os esportes que para os brasileiros “comuns” são desconhecidos, agora possuem a presença de algum atleta tupiniquim, como Cairo Santos que é o primeiro atleta 100% brasileiro da NFL, a Liga de Futebol Americano dos Estados Unidos, que também conta com Breno Giacomini, que nasceu em Boston-EUA, mas tem descendência brasileira, pois seus pais são de Governador Valadares-MG. Maikon Bonani também é um atleta brasileiro que joga futebol americano no país que o esporte foi criado.

Outro esporte que não é muito popular por aqui é o Baseball, mas que está conquistando alguns atletas para jogarem na terra do Tio Sam. Em 2012 A Liga nacional de Beiseball dos EUA estreou seu primeiro brasileiro na história, o rebatedor Yan Gomes, e no ano seguinte André Rienzo se tornou o segundo, de um total de cinco atletas, que estão distribuídos entre equipes principais, intermediárias, e equipes de treino na temporada de 2014. Paulo Orlando, Leonardo Reginatto e Murilo Gouvea completam o time de atletas do nosso país que estão jogando Beiseball no exterior.

Já a NBA, principal liga de basquete da América e talvez do mundo, é a organização dos Estados Unidos com mais tradição em receber atletas brasileiros, e é onde os jogadores importados mais fazem sucesso. O esporte da bola laranja teve seu primeiro jogador brasileiro no ano de 1988, quando Rolando Ferreira foi jogar na franquia do Portland Trail Blazers, e 26 anos depois foi consagrado seu primeiro campeão. Tiago Splitter é o único brasileiro a conquistar um campeonato da NBA, e o feito foi alcançado este ano, quando o San Antonio Spurs levantou a taça de campeão, tendo participações importantes do pivô Splitter. Para a temporada 2014/2015, seis jogadores brasileiros já estão confirmados, um recorde de participação do país na história da NBA.

Os esportes americanos estão em alta no Brasil, e conquistam cada vez mais fãs, principalmente por que grandes emissoras de televisão passaram a exibir com mais freqüência os jogos dessas ligas por aqui. Canais como ESPN, Fox Sports e Band Sport possuem os direitos de transmissão das grandes ligas americanas, que passaram a serem adquiridas após a entrada dos brasileiros nesses esportes que até então eram muitos distantes para a realidade brasileira. Com grandes eventos, salários milionários, atletas consagrados e diversos outros fatores, os esportes americanos se consolidam cada vez entre os atletas e os telespectadores em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário